Dia da Árvore: alunos da rede estadual participaram de caminhada ecológica à Fazenda

Atividade começou às 8h no Quilombo Boa Morte e se encerrou no pátio frontal, à sombra das sapucaias centenárias

Na quinta-feira (21/9), Dia da Árvore, o Educativo da Fazenda Boa Esperança acolheu os alunos do Ensino Médio Tempo Integral da Escola Estadual Dr. Gama Cerqueira, de Belo Vale, para uma Caminhada Ecológica. A atividade foi resultado da parceria entre a APPA – Arte e Cultura, gestora da Fazenda, e Prefeitura de Belo Vale, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e de  Meio Ambiente, além da Polícia Militar de Meio Ambiente.

A caminhada iniciou a partir das 8h no Quilombo da Boa Morte e seguiu por trilha de 5 km até a Fazenda Boa Esperança. Segundo Romeu Matias, produtor executivo da Fazenda, a caminhada ecológica reconstituiu o percurso feito no passado por moradores da localidade de Boa Esperança que faziam esse trajeto quando iam participar das celebrações na capela de Boa Morte, no século XVIII. “São caminhos setecentenários”, destacou.

No dia que é dedicado às árvores, o Educativo da Fazenda Boa Esperança também fez o acolhimento e mediação dos alunos no pátio frontal, valorizando a paisagem natural e as belíssimas sapucaias centenárias, que nesta época do ano já estão mudando a coloração das folhas. O pátio teve um estande para exposição e educação ambiental, os alunos também ganharam uma muda de árvore nativa.

“A caminhada ecológica da comunidade quilombola de Boa Morte até a fazenda histórica da Boa Esperança, em comemoração ao Dia da Árvore, representa uma ocasião singular para os alunos do 1º ano da Escola Estadual Dr. Gama Cerqueira, permitindo que os mesmos se envolvam de maneira significativa com o meio ambiente e a riqueza cultural da região”, afirmou Kelly Cristina dos Santos Sousa, secretária de Meio Ambiente de Belo Vale.

O evento, acrescentou a secretária, não se limita a uma simples caminhada, mas é uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, fortalecimento dos laços comunitários e reafirmação de nosso compromisso com a sustentabilidade e a conservação do patrimônio cultural que nos rodeia. Na oportunidade, os alunos foram acompanhados pela professora de  Educação Física, Ivone Monteiro Braga Silva, uma das idealizadoras da atividade.

Segundo Ivone, que sempre gostou de caminhar na natureza, o objetivo da Caminhada Ecológica é que os alunos possam vivenciar uma modalidade esportiva. “É uma experiência interdisciplinar conectando os alunos com a natureza, contextualizando a história e a geografia local”,  destacou. Ivone explicou que o Dia da Árvore foi escolhido para a atividade para conscientizar os alunos da importância das árvores para o meio ambiente e os seres humanos.

A Fazenda Boa Esperança está aberta à visitação, por meio do Projeto de Cooperação “Fazenda Boa Esperança: Redescobrindo os Sentidos”. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG). A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Copasa e do Instituto Cultural Vale. O apoio é da Prefeitura Municipal de Belo Vale.

Fotos: Romeu Matias/Divulgação

SAIR