SOBRE

Fazenda Boa Esperança

A visitação à Fazenda está temporiamente suspensa.

Datada do final do século XVIII, a Fazenda Boa Esperança tem sua origem ligada ao contexto e ocupação da região do Vale do Paraopeba, quando o ouro e outras riquezas minerais ainda atraíam viajantes e grandes expedições para o interior das Minas Gerais. Ela ocupa 318 hectares, que inclui a casa-sede, anexos e seu patrimônio natural e paisagístico.

A Fazenda Boa Esperança apresenta características que fazem com que seja reconhecida como arquitetura muito comum no meio rural de Minas Gerais do séculos XVIII e XIX. Teria sido erguida entre 1760 e 1822 por iniciativa de Romualdo Monteiro de Barros, o Barão de Paraopeba, influente político da época, e destinada inicialmente à sua residência.

Ao longo dos anos, a Fazenda foi cenário de muitas histórias e transformações, teve diversos usos e foi ocupada por diferentes pessoas que viveram e trabalharam ali. Até a metade do século XIX, foi também um importante centro de produção e distribuição de consumo no Vale do Paraopeba, inclusive chegando a abastecer a então capital Ouro Preto.

Quem chega à Fazenda não deixa de se impressionar com a grandiosidade e elegância do monumento. A presença de uma capela demonstra a tão característica religiosidade colonial mineira e aponta também para como as relações sociais eram construídas naquela época, assim como a importância das celebrações religiosas como ponto de encontro.

Hoje, a edificação é protegida por tombamento federal em 1959 e pertence ao governo do Estado de Minas Gerais desde 1970, passando a integrar o patrimônio de constituição do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) a partir de 1971. Em 1975, todo o conjunto paisagístico, artístico e histórico foi protegido por tombamento estadual.

Preservá-la e abri-la à visitação é permitir que sua história continue sendo conhecida e interpretada, além de possibilitar às comunidades no entorno apropriar-se de sua história.

Você pode ter mais informações sobre a Fazenda Boa Esperança no texto de Maria Letícia Silva Ticle, publicado na Revista Óculo (p. 92).

 · Onde fica a Fazenda:

Fica localizada no município de Belo Vale, Minas Gerais. Para quem tem como ponto de partida a cidade de Belo Horizonte, o acesso pode ser feito pela BR-040 ou pelo município de Moeda.

· Acesso à Fazenda:

Fica localizada a 5 km da sede do município de Belo Vale. O acesso é feito por estrada de terra. O tempo de deslocamento entre a sede e a fazenda é de geralmente dez minutos. O caminho possui placas indicativas.

Informação importante: no local, não há sinal de celular.

A Fazenda está aberta à visitação, por meio do Projeto “Fazenda Boa Esperança: Redescobrindo os Sentidos”, Pronac 201057, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. O patrocínio é da Copasa e do Instituto Cultural Vale. O apoio é da Prefeitura Municipal de Belo Vale.